sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Os diferentes niveis de ensino à distância recorrendo às tecnologias

• Ensino regular com uso de tecnologias a distância - Os alunos de cursos regulares podem, dentro e fora da sala de aula, receber materiais - como vídeos, programas de computador, jornais, através de satélite, de redes eletrônicas, de áudio ou vídeo-conferência, dos correios. Os alunos podem comunicar-se com outros alunos, professores com professores, professores podem orientar alunos, tirar suas dúvidas através do telefone, do computador, do videofone. Todas as escolas de ensino formal precisam abrir-se para o mundo, para a vida, incorporando programas via televisão, vídeo, cabo, satélite.

• Ensino regular com tecnologias a distância substitutivas - Centros menos avançados ou carentes podem receber programas, aulas e outros tipos de apoio de outros centros mais ricos e equipados. Por exemplo, em escolas da periferia ou rurais, onde faltem determinados professores qualificados, os alunos podem acompanhar ao vivo essas aulas dadas em outros centros, por professores qualificados, através da televisão ligada por circuito fechado ou outro sistema. As aulas são registradas por câmera numa escola, transmitidas ao vivo e assistidas por alunos que estão nas escolas carentes, podendo estes fazer perguntas e tirar dúvidas através de sistemas de áudio.

• O ensino regular aberto - São cursos presenciais que prevêm uma parte deles serem realizados a distância. As aulas podem ser combinadas com alguns materiais, tempos de ensino não presencial. Algumas matérias optativas ou específicas de um curso regular podem ser realizadas através de qualquer sistema de comunicação não presencial através de redes electrónicas ou de video.

• Ensino regular a distância monitoriado - São cursos que dão títulos reconhecidos pelo Ministério de Educação, de nível médio ou superior, onde o aluno se inscreve, e lhe é assignado um professor orientador ou tutor, que o acompanha, em períodos definidos, no andamento do curso à distância. Por exemplo a Open University de Inglaterra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário