sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

As novas tecnologias e o ensino à distância

Recentemente , com a progressiva expansão da Internet e do WWW , com a melhoria das condições gerais de acessibilidade à Internet , com o surgimento de software de fácil utilização capaz de criar e editar páginas para a web, bem como com a expansão de serviços de comunicação em rede como o correio electrónico, os fóruns de discussão ou os instant messengers , um novo domínio de utilização das TIC na educação se tem vindo a afirmar. Assim se inclui o recurso à Internet para disponibilizar on-line os programas das disciplinas, os sumários das aulas, as apresentações electrónicas utilizadas nas aulas presenciais, a indicação de sites de relevo para a disciplina ou a disponibilização de textos de apoio às aulas.
O impacto das tecnologias nos modelos de educação a distância leva ao surgimento e consequente adopção pelos sistemas de educação a distância de novas tecnologias, como um processo de desenvolvimento de “gerações de inovação tecnológica” no domínio da educação a distância. Surgem certas tecnologias de potencial nomeadamente em termos de representação de conteúdos em novos formatos ou linguagens e em termos de possibilidades de comunicação que tem originado novos modelos de formação a distância.
Desta forma, as diferentes vertentes de utilização das tecnologias no dominio do ensino e da formação passam por um sistema tecnológico e computacional que recorre a uma extensão virtual de um ensino presencial, a um auto estudo com base em documentos electrónicos e a um ensino presencial com recurso a tecnologias à distancia, isto em volta de um “e-learning” computacional.

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