sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Novas tecnologias de informação e comunicação (NTIC)

As NTIC provocaram uma revolução não somente no campo da educação, mas também influenciaram todo o estilo de vida da sociedade do final do século XX. A característica principal que impulsionou a sua aplicação na EAD foi a possibilidade de manter, de forma fácil e rápida a interação profesor-aluno.
A mediação desta interação pode ser realizada por diversos métodos e técnicas que se utilizam de abordagens síncronas e asssíncronas.
As abordagens síncronas são aquelas em que o professor e o aluno devem utilizar o mesmo meio de comunicação na mesma altura.
Já nas abordagens assíncronas a interação pode dar-se independentemente da presença de ambos e em alturas diferentes.
As primeiras têm como vantagem a possibilidade de interação em tempo real, não sendo necessário obter respostas. Desvantajosamente a sua utilização é limitada por incompatibilidade de horários e restrições de tempo.
Como exemplos de novas tecnologias síncronas, podemos constatar:
* o chat
*o telefone
* a videoconferência


Já no modelo assíncrono não havendo necessidade de presença dos intervenientes torna-se mais flexível a interação, pois existe a possibilidade de o aluno enviar ao professor as suas dúvidas a qualquer hora e de estas serem respondidas o mais breviamente possível, fazendo com que os alunos criem questões mais bem elaboradas acerca do tema de estudo.
Como exemplo de novas tecnologias assíncronas, podemos constatar:
*o correio-eletrónico(email)
*a televisão
*as páginas web
as listas de discussão

Por: Libânia Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário