terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Em que medida a Educação à distância pode ser considerada uma inovação por parte das tecnologias?

O entendimento das contradições, limites e avanços da EAD fica bastante enriquecido quando se considera essa forma de ensino como uma inovação tecnológica.
O emprego de novas tecnologias de informação no processo de
ensino/aprendizagem sendo ele presencial ou virtual apresenta-se como
requisito e desafio para as instituições de ensino. O uso de novas tecnologias vem-se caracterizando como diferencial oferecido por instituições que já as empregam.
Os recursos providos da informática podem enriquecer os ambientes de
aprendizagem, beneficiando a interação entre o aluno e o computador, e através destes mais variados recursos poder obter informações e esclarecer dúvidas o quanto antes.
A integração de meios de comunicação em massa tradicionais como a internet, associada à publicação de materiais didáticos provocou a expansão da educação a distância a partir de instituições de ensino e produção de cursos, os quais emitem as informações de maneira uniforme para todos os alunos.
O aparecimento de cursos on-line no mundo globalizado vem possibilitando a oferta de conhecimento em todas as áreas. Surge então, a necessidade do
refinamento tecnológico no decorrer do tempo para acompanhar as inúmeras
transformações educacionais. É muito importante e necessário, ainda que
existam profissionais com conhecimento de informática, princípios da EAD e
principalmente uma visão atualizada e progressista da educação.
O advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) reavivou as práticas de EaD devido à flexibilidade do tempo, quebra de barreiras espaciais, emissão e recebimento instantâneo de materiais.

A prática da EAD dita o surgimento tanto de um novo aluno quanto de
um novo professor, ambos abertos para a aprendizagem contínua e um duradouro
comportamento inovador.

Portanto, aqui deixamos um vídeo com as várias gerações de inovação tecnológica na Educação à Distância:



A EVOLUÇÃO DA AED EM PORTUGAL
As diferentes estratégias que foram sido adotadas em Portugal podem ser classificadas em quatro gerações:
1) Utilização de um meio de comunicação simples (escrito);
2)Ensino à distãncia com base em emissões de rádio e televisão;
3)Comunicação com base em sistemas multimédia integrados;
4)Utilização da informática e da telemática.

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