terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Tecnologia ao serviço do ensino à distância (Serviços de comunicação)

Correio eletrónico ou email como também é conhecido, permite aos alunos e professores corresponderem-se entre si, onde os alunos trabalham autonomamente, na escola ou em sua própria casa, realizando trabalhos de pesquisa e elaboração de documentos.
É considerada uma ferramenta de comunicação muito efucaz no processo de aprendizagem, fazendo do correio eletrónico um recurso preferido pelos educadores.

FTP (File Transfer Protocol), é uma das mais antigas formas de interação na Internet. Através do FTP, é possível enviar e receber arquivos de um computador para outro, mesmo que esses mesmos possuam um sistema distinto ou formato diferente de armazenamento de arquivos, desde que tenha permissão.

Telnet ou Protocolo de Terminal Virtual é o protocolo Internet para estabelecer a conexção entre computadores. Através dessa conexão remota, pode executar-se programas e comandos noutros computadores. O Telnet pode ser usado para pesquisa de informações e transferência de ficheiros.

IRC (Internet Relay Chat) é um recurso síncrono de comunicação. É um serviço gratuito semelhante aos fóruns de discussão, mas em que as discussões são síncronas, isto é , é possível conversar com várias pessoas em qualquer parte do mundo, ao mesmo tempo.

Vídeoconferência é uma transmissão interativa de vídeo e aúdio em tempo real, e em ambos os sentidos, entre dois ou mais utilizadores que podem estar situados em posições geográficas diferentes.


Formatos utilizados no ensino à distância

Texto













Vídeo












Audio













Digital











Vídeoconferência

Será o ensino à distância recorrendo às novas tecnologias eficiente?

Muitos formadores e responsáveis da educação questionam a ficiência do ensono á distância.No entanto, pelos resultados comparativos de estudos feitos em diversas instituiçãoes de ensino, pode concluir-se que o ensino à distãncia é tão ou mais eficiente que o tradicional, desde que:

*o método e tecnologias usadas sejam apropriadas à matéria que se ensina;
*exista interação entre alunos;
*exista feedback professor/aluno.

E para tentar vencer as barreiras da distância entre professor/aluno o EaD tem procurado responder através da utilização combinada e integrada de duas vertentes principais, que são a aplicação e utilização das tecnologias de informação (correio, telefone, teleconferência, correio eletrónico, fax, Internet, chat, fóruns) e através da exploração e adaptação do desenho dos próprios materiais de estudo.

Futuro do EaD recorrente das novas tecnologias

Prevê-se que no futuro exista :
*uma generalização da utilização deste tipo de estratégias nos mais diversos campos;
*um aumento da eficiência da utilização das diferentes tecnologias;
*credibilização destes sistemas face a resultados que têm vindo a apresentar;
*oferta contínua de utilização de estratégias típicas de ensino à distância em atividades presenciais.

Open University (OU)



Com o decorrer do tempo, o ensino à distância tornou-se um importante instrumento da política educativa, tendo-se criado universidades que desenvolveram a sua atividade quase exclusivamente para o ensino à distância, como é o caso da Open University (OU), fundada em 1969 no Reino Unido.
A OU é um exemplo notável do ensino universitário à distância , com uma larga experiência e que serviu para o lançamento de muitas outras universidades, entre as quais a Universidade Aberta em Portugal (UNIABE), que surgiu com o objetivo instrumental de contribuir para o progresso e reforço da democracia tendo a preocupação de reduzir a desigualdade de ioirtunidades educativas , de servir uma população tradicionalmente afastada da universidade, por razões de natureza geográfica ou de horários de trabalho.

Desvantagens de EaD

Existem duas grandes desvantagens gerais que condicionam todo um conjunto de caraterísticas específicas.

Uma rigidez muito grande por parte do aluno e um sentido de responsabilidade e organização muito superior ao aluno que por norma está presente nas aulas, pois nesta prática de estudo, o aluno estuda distante do professor e, às vezes, dos colegas. Isso exige um grau de maturidade que permita ao aluno gerenciar o seu tempo e fixar as metas de estudo para si próprio, apesar das pressões do trabalho e da vida diária. É preciso, também, que o aluno se organize para o estudo, selecionando o local e os materiais de estudo e de comunicação mais adequados.

Uma dependência da tecnologia: O aluno precisa saber utilizar as tecnologias empregues no curso. Em geral, não são necessários conhecimentos muito elevados nessas tecnologias, mas, um mínimo é indispensável. É necessária persistência para aprender a trabalhar com elas, antes que a matéria se acumule e fique difícil vencer o atraso. Essa é uma das maiores causas da desistência nos cursos de EAD. Vejamos um exemplo: quando um aluno não sabe utilizar os recursos de comunicação (e-mail, por exemplo), pode ficar impossibilitado de comunicar-se com o professor e com os colegas, fazendo com que esse problema gere dificuldades no esclarecimento de dúvidas e na troca de idéias, o que pode ocasionar uma sensação de isolamento ou solidão, que é muito desfavorável para a motivação e a persistência.

Vantagens da EaD

A educação a distância apresenta várias vantagens. Muitas destas se resumem à própria concretização de seus objetivos e estão relacionadas à abertura, flexibilidade, eficácia, formação permanente e personalizada, e à economia de recursos financeiros. Citam-se, então, as várias vantagens desta modalidade de ensino:



• Combinação entre estudo e trabalho.
• Permanência do aluno em seu ambiente familiar.
• Menor custo por estudante;
• Diversificação da população escolar;
• Pedagogia inovadora;
• Autonomia do aluno;
• Materiais didáticos já incluídos no preço;
• Interatividade entre alunos, professores e técnicos de apoio;
• Apoio com conteúdos digitais adicionais;
• Conteúdos desenvolvidos com orientação de aplicabilidade.

Moodle (uma das formas mais utilizada por todos nós como uma forma de EaD)

A escolha do Moodle

Um Sistema Gerenciador de Cursos, “Learning Management System” (LMS) é um ambiente computacional que permite ao professor gerenciar um curso a distância, provendo o planeamento, implementação e gestão do aprendizando à distância, permitindo inclusive o uso em cursos semipresenciais ou para a publicação de materiais que complementem os cursos presenciais.
Para isso existe o Modular Object Oriented Dynamic Learning Enviroment (Moodle), que se trata de um LMS desenvolvido sob a ótica do construtivismo social, a qual defende a construção de idéias e conhecimentos em grupos sociais de forma colaborativa, onde se pode desenvolver a partilha de ficheiro e de suportes de educação e aprendizagem não presencial.

Podemos verificar isso mesmo com a existência do nosso próprio moodle ao qual recorremos para visualizar conteúdos, atualizar a nossa página pessoal, interagir com os professores e colegas, enviar trabalhos, receber projetos e derivada informação dada nas aulas, sem ser precisa obrigatoriamente a nossa presença.
Como todos podem ver, este é o exemplo do nosso moodle:

Em que medida a Educação à distância pode ser considerada uma inovação por parte das tecnologias?

O entendimento das contradições, limites e avanços da EAD fica bastante enriquecido quando se considera essa forma de ensino como uma inovação tecnológica.
O emprego de novas tecnologias de informação no processo de
ensino/aprendizagem sendo ele presencial ou virtual apresenta-se como
requisito e desafio para as instituições de ensino. O uso de novas tecnologias vem-se caracterizando como diferencial oferecido por instituições que já as empregam.
Os recursos providos da informática podem enriquecer os ambientes de
aprendizagem, beneficiando a interação entre o aluno e o computador, e através destes mais variados recursos poder obter informações e esclarecer dúvidas o quanto antes.
A integração de meios de comunicação em massa tradicionais como a internet, associada à publicação de materiais didáticos provocou a expansão da educação a distância a partir de instituições de ensino e produção de cursos, os quais emitem as informações de maneira uniforme para todos os alunos.
O aparecimento de cursos on-line no mundo globalizado vem possibilitando a oferta de conhecimento em todas as áreas. Surge então, a necessidade do
refinamento tecnológico no decorrer do tempo para acompanhar as inúmeras
transformações educacionais. É muito importante e necessário, ainda que
existam profissionais com conhecimento de informática, princípios da EAD e
principalmente uma visão atualizada e progressista da educação.
O advento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) reavivou as práticas de EaD devido à flexibilidade do tempo, quebra de barreiras espaciais, emissão e recebimento instantâneo de materiais.

A prática da EAD dita o surgimento tanto de um novo aluno quanto de
um novo professor, ambos abertos para a aprendizagem contínua e um duradouro
comportamento inovador.

Portanto, aqui deixamos um vídeo com as várias gerações de inovação tecnológica na Educação à Distância:



A EVOLUÇÃO DA AED EM PORTUGAL
As diferentes estratégias que foram sido adotadas em Portugal podem ser classificadas em quatro gerações:
1) Utilização de um meio de comunicação simples (escrito);
2)Ensino à distãncia com base em emissões de rádio e televisão;
3)Comunicação com base em sistemas multimédia integrados;
4)Utilização da informática e da telemática.

Para quê a educação à distância?

Os principais motivos da atual expansão da Educação à distância, não só no país, mas em todo mundo, são basicamente dois:
Um objetivo de caráter social: facilitar o acesso à educação a um maior número de pessoas , alargando assim o nível cultural de base das populações;
Proporcionar formação de tipo profissional a pessoas que estavam afastadas de centro de formação presencial, e por isso impedidos de continuar os seus estudos, ou que, por motivos sociais ou idade, não tivessem disponibilidade para frequentar o sistema de ensino tradicional, por natureza rígido, podendo assim retomar os estudos, evitando a tal rigidez e necessidade de deslocação.

Com estes objetivos bem presentes, o conceito de flexibilidade da aprendizagem começou então a ganhar relevo.

Educação à distância